Plano de aula bíblica /Maternal - Lição 05: Os Homens Sábios
Plano de aula bíblica /Maternal - Lição 05: Os Homens Sábios
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
ATENÇÃO, COM SEUS FILHOS NA INTERNET
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
INICIANDO A AULA:
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
O Homens Sábios
Ore com sua turma por sua aula.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Faço o Melhor/ Os Ovelhas
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.
Espaços do alvos
Que a criança perceba que Jesus foi adorado como rei e conheça quais os presentes que Jesus recebeu.
Espaço da Bíblia.
"Adore o Senhor, seu Deus[...]." (Mateus 4.10).
Quebra-Gelo:
Se você vivesse na época do nascimento de Jesus, e pudesse visitá-lo, qual presente levaria para o bebê Jesus?
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 2. 1-12
1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, regojizaram-se muito com grande alegria.
11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
Subsídio professor
“Quando os três homens sábios vieram visitar Jesus, trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra. O ouro era precioso tanto quanto o é agora. Mas você pode estar pouco familiarizado com a mirra e o incenso. Nos tempos de Jesus, as pessoas usavam a mirra como perfume e tempero. Ela era feita da seiva de um pequeno arbusto. A mirra é extraída líquida, mas pode ser secada e moída em pó para ser usada como incenso. O incenso puro era outro perfume delicioso. Ele também era produzido da seiva de uma árvore” (Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 1157).
“[Os magos] eram membros da classe sacerdotal da Babilônia e da Pérsia, especialistas no estudo das estrelas e interpretação de sonhos. Talvez tivessem se inteirado da iminência do nascimento de Cristo através dos judeus que viviam naquela terra. Ou, quem sabe, tenham ouvido seus ancestrais relatarem o que acontecera séculos antes a Balaão que, nas províncias de Moabe, previra o aparecimento da estrela de Jacó. Levemos em conta também que, Daniel, tornado chefe dos sábios da Caldeia, predissera a vinda do Messias e a instalação do seu reinado” (PEARLMAN, Myer. Mateus: O Evangelho do Grande Rei. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 9).
“Jesus provavelmente tinha um ou dois anos de idade quando os magos o encontraram. Nesta ocasião, Maria e José eram casados. Deviam ter uma casa, pretendendo permanecer em Belém durante algum tempo. Os magos deram a Jesus presentes tão caros, porque estes eram adequados a um rei. Os estudantes da Bíblia têm visto tais presentes como símbolos da identidade de Cristo e daquilo que Ele realizaria. Com ouro, presenteava-se o rei; o incenso era oferecido a Deus; e a mirra era uma especiaria usada para ungir o corpo a ser sepultado. Talvez estas dádivas tenham provido os recursos financeiros para a viagem de ida e volta ao Egito” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1214).
Quando Jesus nasceu, Deus colocou uma estrela especial no céu. (Mostre a figura)
Eles estudaram a Bíblia e sabiam que aquela estrela era um sinal de Deus de que um novo rei tinha nascido.
Os homens sábios resolveram seguir aquela estrela.
No caminho, eles pararam na cidade de Jerusalém para ver o rei Herodes.
Os homens sábios quiseram perguntar para o rei sobre o nascimento do rei que estava nascendo. (mostre a figura)
Herodes era um rei mal. O rei ficou muito bravo com essa notícia.
Ele tentou enganar os homens sábios dizendo: “Vocês devem encontrar esse rei para mim para que eu possa adorá-lo também”.
A estrela levou os homens sábios até Belém. A estrela parou onde estava o rei Jesus.
Lá eles encontraram o menino Jesus e ficaram muito felizes. (mostre a figura)
Eles o adoraram e deram-lhe presentes de rei: ouro, incenso (perfume) e mirra (era um óleo cheiroso para tratamento de beleza e para aliviar dores). Esses presentes eram dados para os reis.
Deus avisou os homens sábios em sonho para que não falassem nada para Herodes porque ele queria matar o novo rei.
Então eles voltaram para casa por outro caminho.
Voltaram felizes porque encontraram o rei Jesus e puderam adorá-lo.
Sugestões:
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Desenhos para colorir: Os Magos visitam Jesus
Atividade
Quando os sábios foram visitar Jesus, eles foram orientados por uma estrela que brilhava muito forte no céu, que brilhava mais do que todas as outras estrelas, e essa estrela ficava em cima do lugar onde Jesus estava. Vamos decorar uma estrela bem bonita, parecida com aquela que brilhou no céu quando Jesus nasceu e que depois guiou os sábios até Jesus?
Quando os sábios foram visitar Jesus, eles foram orientados por uma estrela que brilhava muito forte no céu, que brilhava mais do que todas as outras estrelas, e essa estrela ficava em cima do lugar onde Jesus estava. Vamos decorar uma estrela bem bonita, parecida com aquela que brilhou no céu quando Jesus nasceu e que depois guiou os sábios até Jesus?
Comentários
Enviar um comentário