Plano de aula bíblica /Primários – Lição 03: União e coragem para romper muralhas!
Plano de aula bíblica /Primários – Lição 03: União e coragem para romper muralhas!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:


* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.


INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
União e coragem para romper muralhas!
Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
- Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.


Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Aline Barros e cia vol. 3 - Pisa Na Muralha.(Clipe Oficial Mk Music).
Vem com Josué Lutar em Jericó - Jessyca Kids
Aline nascimento Deus forte
CAMINHANDO EU VOU PRA CANAÃ - SE ÉS SALVO E TEM CERTEZA - VANEYSE
Vem com Josué lutar em Jericó - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=onm5xCNZ7_0
Aline Nascimento Vem com Josué Lutar em Jericó
Vem com Josué Lutar em Jericó - Jessyca Kids
Aline nascimento Deus forte
Vem com Josué - 3Palavrinhas - Volume 4
Vem com Josué lutar em Jericó - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=onm5xCNZ7_0

* Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças. Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
👇
OBJETIVO
Que os primários entendam que unidos e em obediência ao Senhor alcançamos grandes vitórias.PONTO CENTRAL
Quando há obediência e união entre os irmãos, tudo termina bem.MEMÓRIA EM AÇÃO:

(Salmos 133.1).
HISTÓRIA BÍBLICA:

13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
15 Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.

1 Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5 E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
6 Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do Senhor.
8 E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do Senhor os seguia.
9 E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.
10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
11 E fez a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor.
13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.
15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17 Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19 Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor.
20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
21 E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.
22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
24 Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor.
25 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
26 E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.
27 Assim era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.






Fonte e crédito CPAD.

Faça a encenação com as crianças da história da Conquista de Jericó.
Não se esqueça das cornetas. Elas vão amar fazer essa encenação!

Muralha de Caixas de Suco ou de leite.
Um toque de realismo ao “Muro”o Versículo do Dia.
Um toque de realismo ao “Muro”o Versículo do Dia.
MATERIAL
13 caixas de Suco ou de leite
7 folhas de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho (com cada folha encapei duas caixas, é só dividi-la ao meio)
Cola
Fita Adesiva
Folha Branca para escrever cada palavra que forma o Versículo e a Referência Bíblica.
COMO FAZER
Recorte a aba de cada caixinha e lave-as por dentro.
Depois encape cada uma com metade de uma folha de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho.
Escreva as palavras do versículo em retângulos de folha branca e cole um cada caixa.
Durante a aula monte o “muro” com as caixas da mesma forma como faria com os “tijolinhos” de cartolina em cima de uma mesa, mas não coloque a referência bíblica. Peça que as crianças organizem o versículo e depois acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica.

MATERIAL
Cartolina Vermelha (13 retângulos, 1 para cada palavra e mais um para escrever a referência bíblica onde se encontra.)
Hidrocor Pilot preto
Feltro, Lixa para Polimento (daquelas usadas em Obra) ou Velcro
MODO DE FAZER
Recorte 13 retângulos vermelhos que representarão os “tijolinhos” (1 para cada palavra que forma o versículo do dia mais a referência bíblica onde ele se encontra)
Atrás de cada retângulo cole um pedaço de Feltro, Lixa ou Velcro
* para fixar as palavras no Flanelógrafo.
*Se for optar por utilizar o Velcro, cole a parte mais áspera atrás dos retângulos.

Versículo Embaralhado
*Se for optar por utilizar o Velcro, cole a parte mais áspera atrás dos retângulos.

Versículo Embaralhado
- Modo 1
Leve para a classe os “tijolinhos vermelhos” com as palavras que formam o versículo.
Leve para a classe os “tijolinhos vermelhos” com as palavras que formam o versículo.
No Flanelógrafo.
Monte os “tijolinhos” de forma que representem um muro, mas não coloque o mesmo na ordem certa ainda, também não coloque o “tijolinho” com a referência bíblica nesse momento.
Convide as crianças a tentarem colocar o Versículo na ordem certa. Quando elas conseguirem acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.

Versículo Embaralhado
Convide as crianças a tentarem colocar o Versículo na ordem certa. Quando elas conseguirem acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.

Versículo Embaralhado
- Modo 2
Você também pode preparar os “tijolinhos” na cartolina e realizar o mesmo procedimento acima com sua turminha só que em cima de uma mesa, ou até mesmo no chão e depois que eles conseguirem colocar o versículo na ordem correta acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e depois poderá até colar na parede da sua sala.

Você também pode preparar os “tijolinhos” na cartolina e realizar o mesmo procedimento acima com sua turminha só que em cima de uma mesa, ou até mesmo no chão e depois que eles conseguirem colocar o versículo na ordem correta acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e depois poderá até colar na parede da sua sala.

Não esqueça de fazer um cordão e colocar na porta da sala. Para quando contar a história mostrar como Raabe fez.
Sugestões:
Recursos visuais
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.




Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.









.jpg)
Revisando:
Fazer duas cópias das figuras abaixo.
Colar o círculo e a seta em papel cartão e recortá-los. Fazer o mesmo com os tijolos. Fixar a figura A (da muralha) em uma placa de metal, usando pedacinhos de imã. Colar pedacinhos de imã atrás dos tijolos (se fizer os tijolos em EVA ficarão lindos...) Colocar os tijolinhos no respectivos lugares. Os que sobrarem, colocar na parte da figura onde está escrito “pátio dos tijolos”.
Comentários
Enviar um comentário