PRIMÁRIOS Plano de aula bíblica /Primários – Lição 10: Coragem e fé à prova de fogo

 

Plano de aula bíblica /Primários – Lição 10: Coragem e fé à prova de fogo

 

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
     
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Coragem e fé à prova de fogo
 Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

 
Nesta lição enfatize bastante o momento do louvor. Esforce-se para todos cantarem bem bonito e com o coração.
Obedecer - Diante do Trono Crianças


Cristina Mel Sadraque, Mesaque e Abede-Nego


Identidade - Anderson Freire ( part. Bruna karla )


 
 Crianças de todas as idades gostam de música.
*   Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças. 
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores



  
👇
OBJETIVO
Que as crianças compreendam que nunca podemos negar a nossa fé em Deus.


PONTO CENTRAL
Quando não negamos nossa fé, Deus se levanta em nosso favor.


👇

👇
  
MEMÓRIA EM AÇÃO:
 "[...] Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador[...]". (Isaías 43.2-3).


👇
Quebra-Gelo: 
Quais são as formas que podemos adorar a Deus?


  HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Daniel 3. 1- 30
1 O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.

2 Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.

3 Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitàes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.

4 E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:

5 Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.

6 E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.

7 Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.

8 Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus.

9 E responderam, dizendo ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente!

10 Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;

11 E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.

12 Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.

13 Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.

14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

19 Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

20 E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

21 Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
22 E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.

23 E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
24 Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

25 Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

27 E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia.
 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


👇
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.










Recursos visuais





Sadraque, Mesaque e Abede-nego na fornalha.

    


  


www.Marcelcris.blogspot.com



 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 
 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.   
Resultado de imagem para sadraque,mesaque e abednego Atividades e Desenhos






Fonte: Água viva kids




  
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23

Criança de jesus tem energia pra gastar
    

👇
Brincadeira:
Estátua?
Prof. Coloque uma música bem animada e peça para as crianças louvarem a Deus, pulando, dançando, cantando etc. Pare a música de vez em quando, repentinamente, e as crianças têm que se fingir de estátua, quem se mexer sai da brincadeira.



👇
RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS.
1. Quem não obedeceu ao rei? Por quê?
2. O que o rei mandou fazer a Sadraque, Mesaque e Abedenego?
3. O que aconteceu aos três homens dentro do fogo?
4.Quem estava com eles?
5.Jesus estará com vocês quando vocês recusarem fazer algo errado?
Sim. Jesus está com vocês quando vocês escolhem adorá-Lo através da obediência.

👇




   
Fonte e crédito lição Bíblica CPAD.

    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EBD JUNIORES Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 08: A proteção de Deus

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 13: Deus conhece tudo

JUNIORES EBD PRE AULA Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 12: O amor entre irmãos